quarta-feira, 8 de março de 2017

17 curiosidades interessantes que você não sabia

Você gosta de curiosidades sobre os mais diversos assuntos? Então está no lugar certo.
Confira agora 17 curiosidades interessantes que você não sabia:


1- Urso polar
Se um dia você ficar perdido em um lugar gelado e dar de cara com um urso polar, melhor fugir, obviamente. Mas se de alguma maneira conseguir derrotá-lo, é melhor não comê-lo. O organismo desse animal possui tanta vitamina A, que o corpo humano não consegue lidar, o que pode nos envenenar de tanta vitamina.


2- Átomos
Os átomos são compostos, basicamente, de espaço vazio, o que compõe mais de 99% deles. Por isso, se pudéssemos pegar todos os átomos que fazem parte do corpo de todas as pessoas do mundo e tirássemos todo o espaço vazio existente, todos os seres humanos caberiam dentro de uma maçã.  
3- As garras do camarão
Existe uma espécie de camarão muito especial no mundo, que possui uma das armas de defesa mais incrível de todos os tempos.
Os camarões conhecidos como mantis possuem habilidades incríveis em sua garra poderosa. Quando estão atacando, eles conseguem mover seu “braço” com uma aceleração de 102 mil m/s², o que pode ser comparado a aceleração de uma bala sendo disparada. A velocidade é tanta, que o ataque, quando atinge a vítima, pode ter uma força de 1500 newtons.
Esse movimento incrível ainda possui outro efeito colateral, que mais parece mágica. O rápido deslocamento da garra gera luz dentro das bolhas de água, em um efeito chamado sonoluminescência, que ocorre no momento em que as bolhas se implodem.
4- O jogo de xadrez
Todo mundo sabe que o xadrez é um jogo complexo e difícil de ter todas suas “manhas” dominadas. Mas ele é, na verdade, muito mais complicado do que se pode imaginar.
Se levarmos em conta todos os possíveis movimento do xadrez que podem ser desencadeados a partir do início, teremos um número incrível, que pode ser escrito assim: 10¹²³ (dez elevado na cento e vinte e um, o que representa o número 1 seguido de 123 zeros). Esse número é tão enorme, que se pesgássemos e contássemos todos os átomos existente no Universo, não chegaria nem perto do número dado pelo jogo.
5- O poder do cabelo
O cabelo humano é incrível, ele cresce em média 1 centímetro por mês, mas como são tantos fios, uma pessoa chega a gerar 10 quilômetros de fio ao ano.
Um único fio de cabelo não possui uma resistência muito grande, suportando um peso médio de no máximo 100 gramas, porém a cabeça humana tem mais de 150 mil fios. Isso faz com que o cabelo total de uma pessoa, se usado como uma corda, possa sustentar 12 toneladas! Isso dá o peso de dois elefantes grandes.
6- Papel
Se pegarmos uma folha de papel e dobrarmos ela 42 vezes. Até que altura você acha que ela vai chegar? Provavelmente você deve estar pensando em alguns centímetros no melhor dos casos, mas a coisa é muito mais incrível do que isso.
O problema de ir dobrando uma folha é que seu tamanho cresce de maneira exponencial, ou seja, dobra a cada vez. Inicialmente temos apenas a altura de uma folha, na dobrada seguinte temos duas, depois quatro, na seguinte oito e na outra dezesseis, depois trinta e duas e assim vai: 64, 128, 256, 512, 1024, 2048. Quando a folha tiver sido dobrada 30 vezes, teremos 1073741824 vezes a grossura dela. Caso a folha tivesse 1 milímetro de altura, isso daria mais de um milhão de metros!
Para que uma folha de 1 mm chegue até a Lua, só precisamos dobrar ela 42 vezes. Na 41ª vez, ela terá a metade da distância entre nosso planeta e seu satélite natural, completando o caminho com apenas mais uma dobrada, pois, como foi dito, cada nova dobra faz a folha ficar com o dobro da altura passada.
O problema com esse crescimento é que a força necessária para dobrar a folha cresce de maneira exponencial também, tornando quase impossível que uma pessoa dobre uma folha mais de 8 ou 9 vezes.
7- Tatuagens elétricas
Se você nunca quis se tatuar, melhor torcer para que um raio nunca caia em sua cabeça.
As cargas elétricas, quando atingem alguns materiais, costumam se separar em ramos, de maneira semelhante a essa imagem:
Esse caminho feio pela eletricidade deixa rastros, que podem marcar materiais dos mais variados tipos e isso inclui humanos. Quando alguém é atingido por um raio, sua pele costuma mostrar marcas semelhantes a encontradas em outros materiais. Deixando uma tatuagem para lá de diferente:

8- Poder de computação
Antigamente, ainda nos primórdios da Era da Computação, os computadores eram máquinas lentas, caras e grandes. Porém, todo esse trabalho e dinheiro investido não representava poder de processamento. A coisa era tão precária no passado, que a NASA, com todo seu poder e dinheiro, tinha, em 1969, um poder computacional similar a apenas um iPhone da Apple, que foi lançado em 2007. Hoje em dia alguns celulares possuem centenas de milhares de vezes a capacidade computacional que a NASA tinha quando enviou o homem a Lua.
9- Mais que grãos de areia
O Universo é um lugar tão grande que, se pegássemos todos os grãos de areia em todas as praias do mundo, nós ainda teríamos mais estrelas no Universo do que grãos na Terra.
Essa afirmação parece louca e exagerada, porém é a mais pura verdade. Apenas na Via Láctea, nossa galáxia, temos algo entre 100 e 400 bilhões de estrelas. No Universo temos algo em torno de 170 bilhões de galáxias. Ou seja, quando multiplicamos o número médio de estrelas em cada galáxia, vezes o número total de galáxias no Universo, temos alguma coisa na casa dos sextilhões de estrelas!
Pegando as praias do mundo e estimando a quantidade de areia existente nelas, levando em conta a extensão e a profundidade média até onde grãos de areia aparecem, podemos calcular a quantidade aproximada de grãos, o que nos dá um número na casa dos sextilhões.
Contudo, a quantidade de grãos de areia nas praias da Terra é algo em torno de 10 sextilhões e o número de estrelas no Universo é de 200 sextilhões, ou seja, existem pelo menos 20 vezes mais estrelas no Universo observável do que grãos de areia nas praias do Planeta Terra.
10- Formigas no mundo
As formigas são encontradas em todos os cantos. Basta deixar um pote de açúcar aberto para que um bando surja do nada. Isso não é atoa, pois existem 1,5 milhão de formigas para cada pessoa no mundo, ou seja, temos 10.500.000.000 formigas no planeta. São tantas que se pesássemos todos os humanos e todas as formigas o peso seria similar.
11- Chovendo diamantes
Alguns estudos feitos sobre a composição química de Júpiter e Saturno revelaram que nesses planetas existe uma chuva muito especial. Lá, em vez de água, chovem diamantes!
Diamantes são, basicamente, carbono que sofreu uma enorme pressão. Nesses planetas gasosos enormes, a pressão atmosférica é tão grande, que o carbono existente por lá acaba se transformando em diamante durante a queda entre a atmosfera alta e a baixa.
Segundo os cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison e do Jet Propulsion Laboratory da Nasa, diamantes de um centímetro de diâmetro podem ser encontrados com facilidade caindo como chuva. Fora isso, existem milhões de toneladas desse material valioso acumulado em lugares mais próximos do núcleo desses planetas!
12- Coração de polvo
Além de oito braços, os polvos também possuem outra coisa em número exagerado: Três corações.
Dois corações dos polvos funcionam apenas para bombear sangue nas guelras. Já o outro funciona como o nosso, bombeando sangue para todos os cantos do corpo.
Outro fato interessante sobre os polvos é o seu sangue azul. Ele tem essa cor, pois, ao contrário dos humanos que usam ferro no sangue, os polvos têm cobre. Isso, junto com a proteína chamada hemocyanin, dá uma cor azulada ao sangue desse animal.
13- Velhinhos
Antigamente, o mundo era um lugar bem mais perigoso do que atualmente. Existiam mais guerras, fome e doenças, fazendo com que as pessoas vivessem pouco, se comparado com o padrão atual. Mas o século XX e o XXI vieram para mudar essa escrita. Foi durante essa época que a ciência deu um salto, possibilitando um combate melhor as doenças, mais alimentos e as guerras diminuíram. Paz e abundância juntas significa uma coisa: Mais qualidade de vida. Por isso a média de expectativa de vida, que em séculos passados era de 30 anos, saltou para 67,2 (chegando a mais de 80 em países como o Japão). Isso possibilitou que mais pessoas chegassem aos sessenta. Hoje existem tantas pessoas acima dessa idade, que se pegarmos toda a história dos humanos no planeta, mais de 50% dos que atingiram a marca de 60 anos estão vivos hoje.
14- Ser mãe
Junto com a longevidade, a era moderna trouxe a gravidez juvenil. Esse fenômeno, cada vez mais comum, faz com que pessoas jovens acabem tendo que deixar de fazer diversas coisas para cuidar de um filho em casa. Mas esse problema não é de hoje. A pessoa mais jovem a ter um filho foi Lina Medina em 1933. Com apenas cinco anos, sete meses e 17 dias, ela deu à luz a Gerardo.
15- Walmart
O Walmart é uma das maiores empresas do mundo, tendo supermercados em diversos países. Aqui no Brasil, a empresa chegou em 1995 e já se espalhou, sendo dona de diversas outras marcas, como Big e Nacional. As lojas da empresa vendem de tudo. Desde pneus, até roupas, passando por alimentos e eletrônicos. Essa grande quantidade de itens gera um pergunta intrigante: Qual o produto que melhor vende? A resposta para isso é incrível: Bananas! Há alguns anos que o Walmart divulga esse resultado, revelando que as bananas são muito bem vendidas, superando todos os outros itens que existem a disposição dos clientes.
16- Lápis
Se existe uma coisa difícil de se conseguir durante a escola é fazer com que um lápis seja usado totalmente, do início ao fim. Essa dificuldade tem uma explicação, pois alguns testes feitos em lápis de escrever revelaram que eles são capazes de fazer uma linha contínua de mais de 30 quilômetros!
17- Transplante
Transplantes de rins são procedimentos bem comuns nos dias atuais. Mas existe um fato sobre isso que você provavelmente não sabe. Quando uma pessoa recebe o rim de alguém, ela não perde um dos seus. Em vez de substituir o rim com defeito, o ruim continua no corpo e o novo é colocado um pouco mais embaixo. Os rins velhos só são tirados em caso de apresentarem problemas graves, como infecção ou algo do gênero, caso contrário, eles continuam ali fazendo seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário