sexta-feira, 17 de março de 2017

Receita 1/5

Hamburguer de Porco com Cebola Confitada

Quem não gosta de um bom hamburguer? Um pão tostadinho, com carne sumarenta e bem recheado com alface e tomate é uma refeição que me agrada bastante. 
Num destes nossos jantares de domingo na varanda - quando chegam as noites quentes de verão  trocamos o sofá pela varanda - foi dia de hamburguer caseiro, recheado não só de tomate e alface, mas também com  bacon, queijo, ovo e uma deliciosa cebola confitada. Uma indulgência (e bomba calórica) só para muito de vez em quando....

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne de porco picada (usei perna de porco que pedi para picar)
2 pãezinhos de hamburguer
1 tomate
2 folhas de alface
1 cebola grande
100ml de azeite
sal q.b.
2 fatias de queijo
2 ovos
2 fatias de bacon

Preparação:

Tempere a carne de porco picada com sal e misture bem. Molde 2 hamburguers do mesmo tamanho dos pãezinhos e coloque no frigorífico para ganharem consistência.
Entretanto prepare a cebola confitada. Descasque e corte a cebola em meias luas e leve-a a lume brando juntamente com o azeite e umas pedrinhas de sal. Tenha cuidado para o lume não estar demasiado forte e fritar a cebola em vez de simplesmente a cozer no azeite.Deixe cozinhar até a cebola estar macia e apresentar um aspecto mole e esbranquiçado, o que demorará cerca de 30 minutos.Quando estiver pronta escorra a cebola do azeite e reserve (e guarde o azeite para utilizar noutras preparações culinárias).
Corte o tomate em rodelas não muito finas e lave bem a alface.
Grelhe os hamburgueres de ambos os lados e quando estiverem quase cozinhados coloque as fatias de queijo por cima, deixando derreter. Grelhe também o bacon até ficar estaladiço e escorra sobre papel absorvente.
Estrele os ovos (poderá usar um pouco do azeite onde confitou a cebola) e torre ligeiramente os pãezinhos.
Sobre cada pão coloque as folhas de alface, seguidas do bacon e do tomate. Por cima coloque o hamburguer com o queijo e finalmente termine com o ovo.
Sirva os hambuerguers com batatas fritas caseiras.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário