quarta-feira, 15 de março de 2017

O que você faz durmindo na verdade o que seu corpo faz??

1. Aumenta o movimento dos olhos


Estima-se que o ciclo de sono passe por cinco etapas, à última e mais profunda etapa, é conhecida como a fase de sono REM (Movimento rápido dos olhos) e caracteriza-se por um movimento contínuo dos olhos, da frente para trás, que não lembramos quando acordamos. 

Por enquanto não há nenhuma razão exata para explicar isso, mas acredita-se que o REM ocorra devido à excitação neuronal presente em nosso sono.



2. Estimulação do hormônio de crescimento


Uma das razões para termos uma boa qualidade de sono é que no momento em que estamos dormindo, o organismo produz o hormônio de crescimento (HGH), necessário para regenerar os tecidos, ossos e músculos, e essencial para um adequado desenvolvimento das crianças.

Esta substância também é necessária para combater os baixos níveis de açúcar no sangue e regular o metabolismo.


3. Atraso na atividade dos rins


Enquanto estamos acordados, os rins trabalham para filtrar toxinas no sangue e produzir a urina. No período de sono, o trabalho dos rins é mais lento e há redução da produção de urina em comparação com o período em que estamos ativos.  

Isso explica porque raramente se levantamos para urinar durante a noite e no dia seguinte a urina tende a ser mais escura.


4. Ranger os dentes


Este sintoma raro pode ser o resultado de estresse ou porque os dentes não estão alinhados adequadamente.

Em termos profissionais é conhecido como bruxismo e às vezes faz a pessoa sentir dor na mandíbula e podendo ocasionar complicações dentárias. Por isso é importante consultarmos um dentista para resolver esse problema.


5. Movimentos bruscos


Isso acontece com a maioria das pessoas durante o sono, de repente sentimos um choque forte. É algo que acontece regularmente e não deve ser motivo de preocupação.

O que acontece é que o cérebro está organizando as alterações feitas neste ciclo do sono e por vezes é interpretado como uma queda. O fenômeno é conhecido como impulso hipnótico e só acontece durante o período de descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário