quarta-feira, 8 de março de 2017

Homenagem as mulheres

1. Florence Bascom

Feito: ajudou a compreender como as montanhas se formam
Florence Bascom (1862-1945) desenvolveu o amor pela geologia ao embarcar em uma viagem com seu pai e um amigo geólogo dele. Ela acabou trabalhando na área, especializando na geografia do planalto Piedmont, nos EUA. Em 1906, ela foi eleita um dos 100 melhores geólogos do país, ironicamente pela revista American MEN of Science.

2. Cecilia Payne-Gaposchkin

Feito: descobriu do que o Sol é constituído
Cecilia Payne-Gaposchkin (1900-1979) ingressou na faculdade de botânica, no Reino Unido, mas mudou de área ao assistir a uma palestra do físico Arthur Eddington, que viria a ser o seu mentor. Ela se mudou para os Estados Unidos, onde estudou em Harvard. Foi lá que ela escreveu o trabalho considerado a mais brilhante tese de doutorado já feita na área de astronomia.

3. Rita Levi-Montalcini

Feito: grandes avanços na compreensão do sistema nervoso
A italiana Rita Levi-Montalcini (1909-2012) foi a primeira pessoa a ganhar um prêmio Nobel a ultrapassar a marca dos 100 anos de idade. Ela iniciou os estudos em medicina depois de convencer o seu pai a fazer isso, mas teve que abandonar a faculdade por conta da perseguição nazista contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Depois do conflito, ela se mudou para os EUA, onde continuou seus estudos e descobriu o fator de crescimento neural, que orienta o desenvolvimento do sistema nervoso.

4. Chien-Shiung Wu

Feito: ajudou a descobrir como enriquecer o urânio
Chien-Shiung Wu (1912-1997) nasceu e se formou na China, mudando-se para os Estados Unidos para cursar seu doutorado. Nessa época, ela foi recrutada pelo Projeto Manhattan, ajudando a equipe a descobrir como enriquecer o urânio para carregar as bombas atômicas. O prêmio Nobel a ignorou, preferindo honorar os dois homens que lançaram o conceito e não ela que o testou na prática.

5. Katherine Johnson

Feito: calculou a rota de voo da Apollo 11 até a Lua
Nascida em 1918, Katherine Johnson ingressou na NASA para ajudar na corrida espacial. Ela fez os cálculos que colocaram a missão Mercury na órbita da Terra e os que levaram a Apollo 11 à Lua. Ela também ajudou a escrever o primeiro livro sobre o espaço. Sua história foi contada recentemente no filme “Estrelas Além do Tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário